Aparelho ortodôntico autoligado: saiba tudo sobre esse aliado da estética e da saúde!

Blog

Aparelho ortodôntico autoligado: saiba tudo sobre esse aliado da estética e da saúde!

O ortodontista lhe deu a notícia de que você precisa aparelho? Conheça o melhor aliado da estética: o aparelho ortodôntico autoligado.

Entre as diversas dúvidas que devem estar passando pela sua cabeça neste momento, uma delas (talvez a mais importante) é: como vou fazer a escolha correta pelo aparelho?

Em primeiro lugar, você deve tomar esta decisão em conjunto com o ortodontista. Ele é o profissional especializado que tem todas as ferramentas e informações para te orientar da melhor forma possível.

Você deve saber também as principais diferenças entre um aparelho fixo convencional e um aparelho ortodôntico autoligado. Conheça os benefícios de cada um deles para que a decisão seja a mais acertada possível. Em primeiro lugar, vamos conhecer um pouco mais sobre estes dois tipos de aparelhos.

Aparelho fixo convencional

Neste tipo de aparelho, nota-se a presença das ligaduras elásticas. Essas ligaduras têm uma grande desvantagem: você precisa de grande disciplina no momento da higienização, já que resquícios de alimentos podem se prender entre as peças e facilitar o aparecimento de cáries ou de gengivite.

Fique atento ainda à cor da ligadura. As mais claras podem ficar manchadas com o passar do tempo.

Ao escolher este tipo de aparelho, o paciente precisará voltar mensalmente ao ortodontista para uma visita de manutenção, uma vez que o atrito causado pela borracha da ligadura pode reduzir a tensão necessária para o alinhamento perfeito dos dentes.

Aparelho autoligado

No aparelho ortodôntico autoligado não há a presença das ligaduras elásticas para a fixação do fio ortodôntico. Isso porque os braquetes (que são os pontos de aplicação da força necessária para o realinhamento dos dentes) possuem um sistema de clip que segura o fio dentro dele mesmo. Este é o princípio da ortodontia autoligada.

Este tipo de aparelho é um pouco mais caro, mas por se tratar de um modelo mais moderno, traz grandes benefícios:

Permite maior movimentação

O aparelho autoligável permite maior poder de fazer a movimentação necessária para a correção dos problemas dentários. Isso porque os braquetes autoligados têm um atrito reduzido, possibilitando o uso de forças mais suaves para a movimentação desejada, e isso significa maior conforto ao paciente que está submetido ao tratamento.

Ele é bem mais estético

Como o aparelho autoligado não precisa das famosas borrachinhas, ele tem um design bem mais “clean”, bem mais discreto e não vai chamar tanta atenção no dia a dia

Proporciona mais higiene

Quem já usou um aparelho fixo convencional sabe bem a dificuldade de fazer a mais completa higienização. O aparelho ortodôntico autoligado, justamente pela ausência das borrachinhas, é mais simples e torna a higienização bem mais rápida e simples, evitando assim o aparecimento de cáries ou placas nos dentes.

O tratamento é mais rápido

O modelo autoligado proporciona o tratamento mais rápido do que com o convencional. Este benefício também está ligado à possibilidade de se usar forças diferentes das que o aparelho convencional proporciona. Existem pesquisas que indicam que o tempo de uso do aparelho pode cair até 80% quando se usa o aparelho ortodôntico autoligado em vez do aparelho fixo convencional.

Menos visitas ao dentista

Quando se usa um aparelho convencional, deve-se fazer uma visita mensal ao ortodontista para que ele possa fazer a manutenção adequada no aparelho. Já quando o paciente usa o parelho autoligado, as visitas podem ser feitas a cada 60 dias. Este maior espaçamento é possível porque a ligação do braquete com o fio ortodôntico fica ativa por mais tempo. Em outras palavras, o aparelho fica “apertado” por mais tempo que o aparelho convencional, resultado da diminuição do atrito.

Como o tratamento é mais rápido e demanda menos visitas ao ortodontista, o preço final do tratamento pode compensar. Você gastou um pouco mais na compra do aparelho, mas vai gastar menos ao longo do tratamento. Consulte o seu ortodontista e faça as contas para ver se vale ou não a pena financeiramente fazer este investimento.

A alimentação

Na ortodontia autoligada não existe uma proibição absoluta sobre nenhum tipo de alimento, no entanto alguns grupos não são recomendáveis e devem ser evitados.

Alimentos grudentos por exemplo, deixam resíduos que são mais difíceis de limpar. Pedacinhos de bala, caramelo ou de chiclete podem ficar grudados no aparelho dando um imenso trabalho para fazer a limpeza e por isso é melhor evitá-los.

Outro tipo de alimento que pode causar problemas quando se usa um aparelho autoligável é aquele mais duro. Nozes, avelãs, rapadura e pé de moleque se enquadram nesta categoria. Por serem duros, eles podem descolar os braquetes, ou ainda danificar alguma peça do aparelho.

Existe ainda a possibilidade desses alimentos ficarem presos no aparelho, gerando uma enorme dificuldade na higienização.

Quais alimentos são os mais indicados?

Uma boa maçã, uma cenoura ou outras frutas e legumes mais duros são saudáveis e não devem ser cortados da alimentação. Um cuidado simples ajuda quem usa aparelho a consumi-los: basta cortar em pedaços pequenos em vez de mordidos diretamente!

Deve-se tomar também muito cuidado com alimentos fibrosos como é o caso de frutas como a manga e abacaxi. Carnes com bastante fibras e bacalhau também devem ser consumidos com cuidado, pois fiapos podem ficar presos ao aparelho.

Refrigerantes pode?

Precisamos também citar os refrigerantes! Eles são bastante perigosos para o aparelho, pois o açúcar e os ácidos contidos nestes produtos podem atrapalhar o tratamento.

E uma última dica: para não deixar o aparelho amarelado, evitar alimentos com corantes (naturais ou não), vinho tinto, café, curry, açaí, refrigerantes e cervejas.

Ademais, o cigarro que já é inimigo da saúde, também pode causar manchas.

Siga todas as orientações

Uma última e muito importante dica! Para se conquista o melhor resultado da forma mais rápida é necessário muito comprometimento com o tratamento. Siga as orientações de alimentação e higienização passadas pelo ortodontista e não deixe de fazer as visitas de manutenção.

Com comprometimento, o seu sorriso ficará cada vez melhor.

Até a próxima!!!

DESTAQUES

Você não precisa escovar todos os dentes,
apenas os que você planeja manter!

5 riscos de não fazer a manutenção do aparelho ortodôntico

Saiba mais

Existe diferença entre aparelho estético e aparelho invisível?

Saiba mais

O tratamento com o aparelho autoligável é mais rápido do que o convencional?

Saiba mais

Após tratamento com aparelho ortodôntico os dentes podem voltar?

Saiba mais

Aparelho ortodôntico autoligado: saiba tudo sobre esse aliado da estética e da saúde!

Saiba mais

Em quais casos o aparelho ortodôntico autoligado é o mais recomendado?

Saiba mais

Qual é o processo de tratamento do paciente que escolher o aparelho ortodôntico autoligado?

Saiba mais

Aparelho autoligado estético: descubra 5 motivos para investir neste tratamento!

Saiba mais

Expectativas e orientações para os primeiros dias com aparelho nos dentes

Saiba mais

6 diferentes tipos de aparelho ortodôntico e suas funções

Saiba mais

Qual a diferença entre ortodontia e ortodontia avançada? Conheça!

Saiba mais

Aparelho autoligado: descubra as diferenças entre este e o aparelho comum!

Saiba mais

Aparelho ortodôntico em adultos: por que usar?

Saiba mais

Expansor palatino móvel: para que serve e quando usar?

Saiba mais

O que é ortodontia avançada e o que ela pode fazer pelo seu sorriso?

Saiba mais

Tudo sobre aparelho ortodôntico: das consultas ao resultado final

Saiba mais

De que materiais são feitos os aparelhos ortodônticos autoligados?

Saiba mais

Fio dental x aparelho dental: veja como contornar a dificuldade!

Saiba mais

Qual o preço do aparelho autoligado em relação ao aparelho convencional?

Saiba mais

O aparelho ortodôntico autoligado diminui a necessidade de extração de dentes?

Saiba mais

Qual a idade ideal para usar aparelho nos dentes?

Saiba mais

Braquetes autoligados: o que são e como funcionam?

Saiba mais

Conheça 5 benefícios do aparelho ortodôntico autoligado

Saiba mais

Odontologia para Gestantes

Saiba mais

5 dicas de como cuidar do seu aparelho ortodôntico

Saiba mais

Aparelho ortodôntico: 3 problemas futuros que o uso do pode evitar!

Saiba mais

Existe mais de um tipo de aparelho autoligável? Como é feita a escolha?

Saiba mais

Quando devo levar a criança pela primeira vez ao dentista?

Saiba mais

6 mitos e verdades sobre o aparelho ortodôntico

Saiba mais

Qual a melhor escova para quem usa aparelho fixo autoligado?

Saiba mais

O uso do aparelho dentário durante a gravidez é permitido?

Saiba mais

Contato

Comece e termine seu dia com um sorriso! ©

Horário de Atendimento Telefônico:

Segunda a Sexta: 09h às 12h e 13h30 às 17h

(15)99115-7271
(15)3233-8164
(15)3011-1925

Av. Washington Luiz, 1222 - Sala 08 Piso Superior
Sorocaba - SP Condomínio Vitória Office

contato@lucianapupo.com.br